quarta-feira, 3 de julho de 2019

Misteriosas “cornetas voadoras” sobrevoaram Teresina

A moderna era ufológico teve início em meados de 1947 com Kenneth A. Arnold (1915 –1984), um aviador e empresário americano, mais conhecido por ser geralmente considerado como autor do primeiro relato amplamente divulgado de um avistamento de objeto voador não identificado nos Estados Unidos, após alegar ter avistado nove objetos aéreos incomuns voando em formação próximo ao Monte Rainier, Washington, em 24 de junho de 1947 (Wikipedia.org).

A solução teria sido encontrada em 2000 por James Easton para o Caso Kenneth Arnold é que o piloto teria visto pelicanos em voo, o que está de acordo com o relato dado por Arnold para a forma e o comportamento dos objetos. Será?  (Wikipedia.org).

Entretanto, sabe-se que os nazistas fizeram não só projetos de discos-voadores, mas até alguns protótipos, ainda mesmo antes do início da Guerra (1939). Não se sabe ao certo se algum deles alçou voo. Mas parece que os yankees, ao vencerem a Guerra, não só levaram toda a documentação referente a estes projetos secretos, mas como também muitos cientistas que nele trabalharam. Um destes projetos era conhecido como VRIL.


PROJETO VRIL, UM DOS DISCOS VOADORES NAZISTAS. REPRODUÇÃO.


UM SUPOSTO DISCO VOADOR, FEITO PELO GOVERNO NORTE AMERICANO. REPRODUÇÃO.


Assim, surgiu o modelo discoidal, ou melhor, de dois pires emborcados, comuns em avistamentos dos anos 1940 a 1970. Posteriormente, aos poucos, parece que os projetistas yankees perceberam que não havia muito o que modernizar naquelas formas e abandonaram aquele tipo. Observem que nos dias de hoje as pessoas que avistam supostos OVNIs os descrevem como luzes, bolas de fogo ou outros formatos, mas os discos-voadores estão em desuso.

Os avistamentos anteriores a Keneth Arnold são mais consistentes porque não havia ainda uma moda ou pseudociência, a ufologia.

Observem que chamamos estes objetos de OVNI, significando Objeto Voador Não Identificado. Em outras palavras, é um objeto ou fenômeno não identificado de imediato, não significando que seja ou que venha de outro planeta ou dimensões. Apenas não é identificado. Muitas sondas, meteoros, cometas, nuvens lenticulares, aviões secretos, etc podem ser definidas como OVNIs mesmo não trazendo em si mistério algum. Vai depender da opinião do observador. Isso sem contar com a avalanche de fraudes ufológicas.

No Livro dos Danados (1919) do Profeta do Absurdo, o norte-americano Charles Fort (1874-1932), existem relatos dos séculos XVIII e XIX. Não há nenhum referente aos pires emborcados ou discos voadores. Os objetos são: luzes, bolas flamejantes, charutos, zepelins, navios, rodas celestes, etc. A moda disco voador nasceu mesmo logo após a Segunda Guerra Mundial, com projetos tomados aos nazistas.

No Piauí descobrimos um avistamento pré-Keneth Arnold, em 1943. Trata-se de três objetos luminosos vistos em Teresina, representando a inusitada forma de cornetas ligadas entre si. O fenômeno celeste empolgou quem o assistiu e após cinco minutos de exposição, ouviu-se um estampido.


NOTÍCIA DO JORNAL TERESINENSE GAZETA, 19 DE JUNHO DE 1943.

Com certeza não era uma arma secreta nem yankee nem nazista. Um fenômeno atmosférico natural? Talvez, embora não pareça. Mas sem dúvida um OVNI, pois não se definiu sua verdadeira origem. A notícia parece indicar que a exposição do objeto no céu foi longa, cerca de cinco minutos. Pena que a notícia tenha sido lacônica e sem maiores descrições


Unidentified: Inside America’s UFO Investigation 1 ep.

Unidentified: Inside America’s UFO Investigation,


  Unidentified: Inside America’s UFO Investigation



O primeiro episódio de Unidentified: Inside America’s UFO Investigation no History Channel usa um formato intimista para presentar uma investigação sem precedentes.  Os reality shows de UFOs vêm e vão, mas o que torna a Unidentified  única é a credibilidade dos investigadores e testemunhas da série. De um ex-oficial de inteligência de carreira, um ex-subsecretário adjunto de Defesa para a Inteligência e vários pilotos de caça a jato, fica claro que a pesquisa sobre o que são os UFOs é mais legítima do que nunca.

Unidentified segue as investigações UFO de Luis Elizondo e da To The Stars Academy (TTSA). Elizondo é um ex-oficial de inteligência que renunciou em outubro de 2017. Nesse mesmo mês, o ex-líder do Blink-182, Tom DeLonge, anunciou a criação da TTSA, uma organização focada em pesquisar o desconhecido com uma impressionante lista de membros. Elizondo estava nessa lista. Durante a coletiva de imprensa que anunciou a TTSA, Elizondo afirmou que ele deixou seu emprego no Pentágono porque um de seus postos implicava investigar casos militares de UFOs e ele achava que o Departamento de Defesa (DoD) não estava levando o assunto a sério o suficiente.

Em dezembro seguinte, o New York Times, seguido por Politico e Washington Post, publicou artigos fornecendo mais informações sobre o antigo programa de UFOs de Elizondo, chamado Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais (AATIP). A história atraiu manchetes em todo o mundo e criou interesses públicos sobre a natureza do projeto secreto do Pentágono. History's Unidentified pretende fornecer informações sobre as investigações da AATIP e as descobertas mais recentes da TTSA.

Unidentified será uma série de seis partes. O primeiro episódio nos apresenta os membros da equipe TTSA e cobre um fantástico encontro UFO, conforme contado pela testemunha, todos os quais estavam no serviço ativo com a Marinha quando os contatos ocorreram.

O artigo do New York Times  que evidenciou a história da AATIP também incluiu detalhes sobre um dos casos mais empolgantes da AATIP. Durante vários dias, em novembro de 2004, o Nimitz Aircraft Strike Group capturou objetos no radar que realizavam manobras incomuns. Durante um exercício de treinamento, vários caças a jato F-18 foram desviados para dar uma olhada mais de perto em um dos objetos. O comandante David Fravor conseguiu a melhor visão. Ele descreve a visão de um objeto que parecia um Tic Tac branco de 12 metros de comprimento que realizou manobras notáveis. Este caso é revisado em detalhes no primeiro episódio de Unidentified.

As principais redes de notícias têm entrevistado Fravor, da  CNN  à  Fox News. No entanto, seu colega de ala, um piloto que queria permanecer anônimo, não falou publicamente. Ele finalmente conta sua história em Unidentified. Ele dá seu testemunho em baixa luminosidade com uma sombra escura sobre o rosto para que ele possa permanecer anônimo. Fravor e seu parceiro fazem um ótimo trabalho transmitindo a excitação e a ansiedade de atacar um aparente UFO com um caça a jato.

A série estreia hoje no Canal History, após o Ancients Aliens, nos Estados Unidos, e ainda não tem data marcada para estreia no Brasil.

Saiba mais detalhes sobre a série no History Channel.

Fonte: TTSA, Canal João Marcelo e Tunguska Legendas

A série foi ao ar  nos Estados Unidos em 31 de maio de 2019 sem previsão de estréia no Brasil.

Primeiro episódio link abaixo.

 LINK:-  https://vimeo.com/345915891


João Venerando 03/07/2019